Pesquisar este blog

sábado, 24 de janeiro de 2015

PAP da tecnica "Dança dos Quadrados "

Bem , pessoal, como prometi , deixo hoje aqui o PAP da colcha coma técnica "dança dos quadrados ."
Você vais precisar de 6 estampas diferentes e 2 cores lisas, assim distribuídas :

  • 36 quadrados medindo 16,5cmx16,5cm, sendo 6 quadrados de cada cor ; (cores A,B,C,D,E,F)
  • 2 tiras  lisas medindo 13,5cm x93 cm e 2 tiras lisas   medindo 13,5cmx1,20cm (cor G -para a 1ª borda)
  • 2 tiras lisas  medindo 3,5x74cm  e 2 tiras medindo 3,5 x 81cm (cor H - para a 2ª borda )
  • 4 tiras medindo 17,5x81cm (cor I - para a 3ª borda)
  • 4 quadrados de 17,5x17,5cm (cor G- para as cantoneiras )
  • 1 quadrado medindo 1,15x1,15m (cor I -forro)
  • 4 tiras medindo 1,20m x5,5cm (cor H). para o arremate das bordas.
Na Manta acrílica , Vc vai precisar de :
  • 01 quadrado medindo 1,15m x1,15m
Confeccionando a Manta \:

1º passo: una os 36 quadrados 

2º passo
 Depois de unir os quadrados , passe pelo avesso virando todas as costuras para um mesmo lado
Pregue a 1ª borda  (tecido G)

3º passo :
fazer o molde no acetato medindo 12,5x12,5cm e traçar as linhas guias conforme o gráfico

4º passo:
Riscar os quadrados com molde de acetato sobre a manta , fazendo coincidir o centro do molde de acetato com asas costuras dos quadrados . Observe com atenção  o desenho.

5º passo:
cortar os quadrados , girar e costurar (fileira por fileira)

6º passo;
 À medida que for unindo as fileiras, os desenhos (cata ventos) vão se formando.

7º passo :
 Pregar a 2ª borda.

 Se você chegou até aqui , você já tem quase pronta a sua colcha. Quer dizer ,"o esqueleto" já está pronto. Agora você irá cortar a 3ª borda  e acrescentar nas extremidades de 2 delas as "cantoneiras " que deverão ser da cor G ,lembra ? É a cor da 1ª borda e agora fará um bonito efeito.
Corte a manta acrílica na medida certa , alinhave .
  Siga as explicações e coloque a 4ª e última borda.

Espero que a "mantinha " fique a seu gosto.
 Os gráficos que coloquei seguiram exatamente as orientações de uma professora de patchwork, num breve curso que frequentei.    Parece complicado, mas vá com calma , cortando devagar e vc chegará lá .
 Completando as explicações , se for de interesse poderá buscar mais orientações aqui. Um colcha com novas medidas e com realce de cores.
Sucesso no seu trabalho!

2 comentários:

  1. Bom dia Edite, que linda a sua arte!
    Belíssimos trabalhos!
    Parabéns!!
    Beijinhos e bom domingo.
    Ailime

    ResponderExcluir
  2. O efeito final é lindo! parece-me um pouco trabalhosa, para quem nunca fez claro. Gostei de ver o Snoopy, sou fã.
    Bjs